top of page

Portas

Atualizado: 11 de jan. de 2023



Mesmo sendo um elemento bem comum no projeto a porta se bem pensada, pode ser o destaque na edificação ou permitir ganho de espaço em ambientes menores. Confira o post para conhecer cada modelo e onde usa - las.

Portas internas e externas

No mercado existem diversos modelos, mas antes de compra-la é importante estar atento ao que diz o fabricante para não comprar a porta errada.

Normalmente as portas possuem medidas padrão, para uso externo a altura pode ser 2,10 cm (padrão), mas para a entrada essa medida pode ser maior, sua largura também pode variar, mas normalmente possui 0,80 cm. Para uso interno nos dormitórios a largura pode ser de 0,70 cm e em banheiros de 0,60 cm.

Para uma residência projetada para um deficiente, a largura da porta não pode ser inferior a 0,80 cm, para permitir a passagem da cadeira de rodas.

Modelos de Portas

O modelo de porta pode ser definido pela abertura e quantidade de folhas. Abaixo estão listados alguns desses modelos.

Porta de Abrir

Apesar do nome óbvio, esse é o modelo tradicional que encontramos em todas edificações, para esse tipo de porta é sempre importante na hora do projeto deixar uma área livre para abertura, outra ponto importante é deixar um espaço entre a parede e a porta (boneca) para instalação do batente. Utilizar esse modelo de porta tem suas vantagens, como o seu custo benefício, facilidade para encontra-la, diversos modelos, facilidade na instalação, entre outros.

Porta Pivotante

Seu funcionamento é através de dois pivôs, sendo um instalado em cima e outro embaixo da porta, de forma que na abertura ela gira em torno de um eixo vertical.

Um modelo de porta imponente que dá mais elegância e sofisticação as residências e edifícios comerciais, esse modelo é mais utilizado como porta de entrada e possui largura maior que o padrão. Suas únicas desvantagens são: auto custo, e a vedação que não é tão boa quanto a porta tradicional.

Porta Camarão

A porta camarão é uma ótima opção para economizar e deixar o espaço mais moderno.

No momento da abertura as folhas são dobradas uma sobre a outra, sendo recolhida para lateral, isso acontece através de um trilho que pode ser instalado no piso ou no batente que permite o deslize da porta. Além da amplitude outra vantagem desse modelo é a praticidade de abrir e fechar, já sua desvantagem está na instalação, pois necessita de profissionais capacitados e de kits especiais e custo que é um pouco mais elevado.

Porta Sanfonada

Seu movimento de abertura lembra uma sanfona por isso esse nome. Esse modelo assim como a porta camarão é utilizada em ambientes com pouco espaço, normalmente feita em PVC a porta sanfonada é o modelo que possui o melhor custo benefício no mercado e por ter um material pouco resistente ela é usada no interior das residências e não possui isolamento acústico.

Porta de Correr

Um modelo bem prático que pode ser utilizado em áreas internas ou externas, pode ter trilho aparente ou embutido e gera uma boa encomia de espaço. Para instalação dessa porta é importante verificar se o local de abertura possui espaço suficiente para a porta correr. Apesar de uma ótima opção, esse modelo tem um custo mais elevado e necessita de uma profissional para instalação.

Porta Basculante

Esse modelo costuma ser muito utilizado em garagens, seu funcionamento é igual as janelas basculantes.

Porta Balcão

A porta balcão normalmente possui duas folha com ventilação (instaladas do lado de fora) e duas folhas com vidro para iluminação (instaladas no interior da edificação), esse modelo é mais utilizado em varandas e sacadas, também é comum encontra-lá em casas de campo.

Dependendo do modelo é possível encontrar essa porta com até seis folhas

Porta Vai e Vem

Utilizadas em bares e restaurante, como o nome já diz ela vai vem, não possui fechadura, comumente utilizada em edificações comerciais, sua função é facilitar a passagem como por exemplo serviço dos garçons ao passar com pratos para os clientes.

Materiais

As portas podem ser encontradas com os seguintes materiais:

Portas de madeira

Material mais comum e mais utilizado, as portas de madeira precisam ser impermeabilizada pois assim aumenta sua durabilidade. Para locais que exigem uma resistência maior como banheiros e áreas externas é recomendado o uso de portas maciça. As portas em madeira podem ser encontradas em aspecto rústico ou moderno, com desenhos ou toda lisa.

Portas de vidro

Esse material proporciona um ambiente mais iluminado e versátil, são bastante utilizadas em comércios, pois permite a visualização do interior. Para residências o ideal é que elas sejam utilizadas em áreas internas, para não perder a privacidade. As portas de vidros podem ser fabricadas com vidros temperados ou laminados, pois oferecem maior durabilidade e segurança.

Portas de alumínio

As portas de alumínio são mais leves e fáceis de instalar, são indicadas para áreas externas, como entradas e lavanderias. Possui baixa resistência a impactos e baixo isolamento acústico.

Portas de Aço

Indicadas para áreas externas, seu principal elemento é o ferro, que oferece resistência e durabilidade, é um modelo mais simples e por esse motivo também é mais barato. É importante lembrar que esse modelo não pode ser instalado em locais que possuem muita umidade pois ela pode enferrujar.

 

Gostou das dicas?

Agora que você conhece os modelos de portas é só escolher o modelo ideal para sua casa 😉

Mas se ainda não tem seu projeto dos sonho é só entrar em contato, ficarei feliz em atendê-lo (a).


(12) 99200-5300

Arquiteta - Renata D Braz


Comentarios


bottom of page