Qual melhor material para a bancada da cozinha?
- Renata D Braz - Arquiteta
- 11 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

Existem vários materiais diferentes que podem ser usados para fazer bancadas de cozinha, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Alguns dos materiais mais comuns incluem:
Granito: É um material natural, altamente resistente a riscos, manchas e alta temperatura, e tem uma aparência elegante. É fácil de limpar, mas apesar dessa facilidade na limpeza, é preciso ter cuidado com o tipo de produto que será usado, para não danificar sua superfície.

Mármore: É um material natural que tem uma aparência luxuosa, ele deixa o ambiente mais atraente, possui cores variadas e únicas, possibilitando uma decoração personalizada. Com relação ao custo, o mármore tem um valor mais elevado, já que é uma pedra natural, ele não é produzido em grande escala. No dia a dia esse material requer maior cuidado, pois devido a sua superfície suave e porosa ele risca e mancha facilmente.

Silestone: É um material sintético que pode ter uma superfície lisa ou personalizada. O Silestone é altamente resistente a riscos, manchas e impactos, e requer menos manutenção do que o granito ou o mármore. Porém é preciso te cuidado com a temperatura, não é recomendado expor esse material uma fonte de calor, como panelas quentes.

Aço inoxidável: É muito resistente a manchas, desgaste e alteração de temperatura é fácil de limpar e manter. Esse material, no entanto é mais caro que outros materiais, risca com facilidade e pode ser frio ao toque. Na decoração se não for bem pensado, a cozinha pode ficar com aparência industrial.

Madeira: é uma opção natural e acolhedora, a madeira é resistente e pode ser personalizado com acabamentos e tratamentos, também possui uma valor menor comparado a outros materiais, no entanto é preciso ter certos cuidados para manter essa bancada, como: impermeabilizar corretamente para evitar infiltração da água e desgaste com calor, escolher uma madeira tratada é importante para não ocorrer a proliferação de insetos como cupins e manter a limpeza sempre em dia é importante, pois devido a sua textura também pode acumular fungos e bactérias

Porcelanato: apesar de ser um revestimento de piso e parede, esse material está sendo bastante usado nas bancadas de cozinha, sua principal vantagem é a variedade de estampas. O porcelanato não pode ser aplicado diretamente no móvel, sendo necessário fazer uma estrutura para sua aplicação. Sua superfície tem baixa porosidade, o que facilita a limpeza, mas esse material não é muito resistente a impacto, comparado as outros.

Nanoglass: É um produto sintético produzido com resina e pó de vidro que passa por um processo tecnológico, resultando em uma superfície branca, lisa e com brilho intenso. Possui alta resistência a impactos e riscos, por ser liso não absorve líquidos, portanto não mancha e é fácil de limpar. O Nanoglass não é resistente ao calor e caso aconteça alguma trinca, toda a peça deve ser trocada.

A escolha do melhor material para a bancada da cozinha dependerá das suas necessidades e desejos, bem como do seu orçamento. É importante avaliar as vantagens e desvantagens de cada material e escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades. Além disso, é sempre uma boa ideia consultar um profissional de construção ou de design de interiores antes de tomar uma decisão final.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato para mais informações:
renatadbraz@gmail.com
(12) 99200-5300
Arquiteta - Renata D Braz
Comentarios